Diário Bem-Viver

Dicas para fazer a escolha certa dos óculos infantis

Diogo Brondani

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Parece uma tarefa fácil, mas não é. Escolher os óculos certos para as crianças vai além de analisar o lado estético e o grau da lente que ela necessita. Qualidade e durabilidade são itens que também precisam ser levados em consideração. Claro que essa não é uma demanda apenas dos pais. Os pequenos podem e devem escolher uma armação de óculos infantil que vá de encontro com seu estilo. Mas, antes disso, é preciso estar atento para o tipo de armação e lente.

Conforme a diretora da Ótica Noberto, Daiane Velasques, há uma variedade enorme de armação de óculos infantil no mercado. Porém, é indispensável exigir segurança e conforto para os olhos da criança.

- A qualidade da armação dos óculos depende pelo tipo de material usado na fabricação. Para a armação de óculos das crianças, existem materiais apropriados. As armações siliconadas, por exemplo, trazem vantagens como leveza, durabilidade, flexibilidade e resistência - explica Daiane, que dispõe na ótica de vários modelos com até seis tamanhos distintos para diferentes faixas etárias.

Outros materiais muito utilizados para armações são grilamid e resina morfa termoplástica, que são mais anatômicos, mais leves e por isso não causam peso no rosto da criança. Armações de metal ou que não sejam com o aro fechado não são recomendadas.

LENTES ADEQUADAS
Além da armação dos óculos, outro componente que precisa ser analisado antes da compra é o tipo de lente. Em um momento em que cada vez mais os pequenos estão de olho nas telas de computadores, tablet e smartphones, um item precisa ser essencial.

- As lentes ideais para as crianças são as que têm proteção ao filtro azul das telas de dispositivos eletrônicos, o que é essencial para quem tem aulas pelo computador ou que gostam dos jogos online, por exemplo. Lentes trivex são as mais indicadas, já que são finas, transparentes, leves e inquebráveis - recomenda Daniela Velasques.

IMPORTANTE
Atualmente, cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam problemas de vista, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). A miopia já é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a epidemia do século. Isso porque já afeta várias crianças. Sendo assim, quando diagnosticada com algum problema de visão, elas vão precisar usar óculos. Ao sinal de qualquer dificuldade na visão, os pais devem levar seus filhos ao oftalmologista.

Depois disso, a criança precisa ter uma armação de óculos adequada para o seu uso. Orientar para que ela escolha seus óculos na forma de garantir conforto, estilo, qualidade, saúde e segurança é muito importante.

O QUE OBSERVAR

  •  Armações
     Leveza
     Resistência
    Qualidade
    Conforto
    Durabilidade
    Flexibilidade
  • Lentes
    Espessura
    Transparência
    Proteção
    Durabilidade
    Resistência
    Custo


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria chega a 194 mortes por Covid-19

Próximo

Dicas para fazer a escolha certa dos óculos infantis

Saúde